TCE/SC

Conheça o case

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) com 68 anos de existência, conta com aproximadamente 500 funcionários (servidores) e atua de forma especializada e independente como um órgão fiscalizador e orientador da gestão pública. Auxilia a Assembleia Legislativa do Estado e as câmaras de vereadores no controle das contas públicas. 

Ferramenta implementada:

Ramo:

Governo 

Funcionários:

500+

Localização:

Brasil



“Antes do projeto de migração, eu não tinha experiência com o Jira e Confluence. Com o suporte da 3layer, consegui me familiarizar com esses sistemas complexos, que são essenciais tanto para a área de TI quanto para os negócios. Agora, como especialista, eu apoio nossa equipe internamente e conto com a 3layer para projetos mais desafiadores”



Rodolfo Batista de Carvalho

Auditor Fiscal de Controle Externo no TCE/SC

desafios-icon.svg

Desafios enfrentados

Baixa eficiência


O cliente enfrentava problemas de baixa eficiência, falta de padronização do gerenciamento dos seus serviços de TI, dificuldade de comunicação e rastreabilidade dos processos internos e externos, além de utilizar sistemas legados e obsoletos.


Migração e segurança 

Garantir a migração dos dados e segurança das aplicações do Server para o Cloud, ao mesmo tempo que o impacto na capacitação das equipes e aos usuários finais fossem totalmente minimizados para manter a gerência dos serviços TI em Nuvem Atlassian.
Atender clientes

Atender seus clientes através da oferta do seu catálogo de serviços de forma inteligente e com controles de visibilidades eficientes que facilitassem toda experiência dos clientes externos, ao mesmo tempo que suas equipes e clientes internos fossem beneficiados da utilização da mesma solução.

Diferenciais

A colaboração com a 3layer transformou o modo como a instituição gerencia suas operações de TI, trazendo avanços significativos através da migração das soluções Atlassian. Este processo não apenas simplificou a atualização e manutenção dos sistemas, mas também melhorou a capacitação das equipes técnicas do TCE/SC.


solucoes-icon.svg

Soluções encontradas

Como solução foi implantado o Jira Service Management (JSM), uma ferramenta de gerenciamento de serviços de TI baseada nas melhores práticas do ITIL. A solução envolveu a configuração de um portal de serviços, um catálogo de serviços, filas de atendimento, workflows, SLAs, automações, integrações, relatórios e painéis. A solução visava melhorar a

qualidade, a agilidade, a transparência e a satisfação dos usuários e clientes do TCE/SC.

  • Integrações entre JSM e o Jira Software (JSW)

    • Criando um fluxo de trabalho integrado entre as equipes

    • Sincronização de campos, comentários, anexos e transições de status entre as issues do JSW e os chamados do JSM

    • Com a integração foi facilitado a priorização, a alocação e o acompanhamento dos recursos e das entregas das equipes de desenvolvimento

  • Utilização do Jira Cloud Migration Assistant (JCMA) para a migração de dados de forma mais rápida, fácil, segura e confiável, evitando erros, inconsistências, perdas e retrabalhos

  • Abordagem iterativa, onde a solução foi implantada em fases, de acordo com as prioridades e as necessidades do TCE/SC

    • Permitiu testar, validar e ajustar a solução de forma gradual e progressiva, reduzindo os riscos, os custos e o tempo de implantação





resultados-icon.svg

Resultados alcançados

  • implementação dessas soluções permitiu ao TCE/SC melhorar a visibilidade e auditoria de suas ações, oferecendo dashboards e relatórios claros sobre as atividades realizadas. Essa transparência beneficia toda a organização, desde a gestão de projetos até o suporte às operações de infraestrutura. 
  • Melhorou a Performance e a disponibilidade

    • Observou-se melhorias notáveis na performance do sistema, resultando em tempos de resposta mais rápidos e maior disponibilidade

    • Gerou uma estabilidade aprimorada da plataforma permitiu que as equipes trabalhassem de forma mais eficiente, minimizando interrupções e garantindo a continuidade das operações.

  • A usabilidade da solução foi aprimorada, proporcionando uma experiência mais intuitiva para os usuários. 

  • Implementação de soluções personalizadas de Trello e Access para otimizar o gerenciamento de licenças, garantindo uma alocação eficiente de recursos e evitando conflitos relacionados a essa questão.

  • Feedback positivo dos usuários destacou a eficácia dessas melhorias, contribuindo para uma interação mais agradável e produtiva com a solução. 

  • Redução no tempo médio de resolução dos atendimentos

  • Maior incide de resoluções de incidentes e requisições

  • Melhoria no cumprimento do prazos de SLA