A Atlassian ouviu seus clientes e parceiros e aplicou significativas melhorias na versão 3.0 do Portfolio for Jira, parte dessa evolução está na interface. Mas claro, apesar de ser uma nova versão, ela manteve a compatibilidade com a interface e funcionalidades da versão anterior - 2.0 - o que permite que os planos e iniciativas de projetos sejam migrados para a nova interface.

Nesta primeira parte do conteúdo sobre o Portfolio 3.0, iremos falar sobre alguns recursos de interface, gerenciamento de times, alocação e gerenciamento de releases. Se quiser saber mais, é só embarcar com a gente!


Mas antes, um comparativo básico do Portfolio for Jira

O foco não é um comparativo de cada funcionalidade entre o Portfolio for Jira 3.0 e a versão anterior, mas para quem não conhece e nunca utilizou... vamos fazer uma breve comparação da tela principal de um plano de iniciativas de projetos, onde já conseguimos ver que o produto foi remodelado! Veja na imagem abaixo.


Acima temos a tela principal de um Plano do Portfolio for Jira 2. Esses exemplos são do projeto Team In Space, parte do ambiente de demonstração da Atlassian. A próxima tela apresenta o mesmo plano, com as mesmas iniciativas de projetos, porém com a interface do Portfolio for Jira 3.


O novo modelo favorece telas de dispositivos com a resolução widescreen, pois o gráfico agora é apresentado horizontalmente à esquerda do plano, com as colunas à direita. Note, podemos facilmente escondê-las e ter uma visão completa do gráfico, que apresenta as tarefas do plano na linha do tempo.

Portfolio for Jira


Após esse curto comparativo entre as duas versões, vamos ao que interessa de verdade: as funcionalidades disponíveis na versão 3 do Portfolio for Jira. (Enquanto escrevemos esse post, estamos na versão 3.8.0).

Portfolio for Jira 3.0 - principais funcionalidades da interface

Na versão 3 do Portfolio for Jira, o controle está em nossas mãos para criar um roteiro exatamente como imaginamos: desenvolvendo seus planos à medida que as mudanças ocorrem e compartilhando sua estratégia com os principais interessados. As tarefas podem ser filtradas por projetos, equipes, releases e vários outros atributos para aprimorar informações específicas. Os roadmaps podem ser definidos por cores e agrupados em raias para mostrar quem está envolvido no trabalho ou seu status na jornada até a entrega. E, o mais importante, os planos podem ser facilmente editados no local e, em seguida, enviados ao Jira Software quando você estiver pronto para colocá-los em construção. Tudo isso permite que você planeje o caminho que deseja e planeje o futuro das iniciativas em um mundo ágil. Dá uma olhada na animação abaixo!

Mantenha-se atualizado e responda as mudanças mais rapidamente

No Portfolio 3.0, os planos são roteiros vivos e os roadmaps respondem à mudanças. Visualize dependências entre projetos e também entre equipes para navegar proativamente em conflitos e adaptar continuamente os planos, forjando um caminho claro para ajudar sua equipe a entregar no prazo.


Uma dica para para usuários mais avançados: o Portfolio for Jira pode fazer o trabalho pesado quando se trata de construir um cronograma! Quando seu sofisticado algoritmo de agendamento é ativado usando o botão "Auto-schedule", o Portfolio levará em conta diversas variáveis, incluindo a prioridade de seu backlog, estimativas, dependências, etc, para gerar um plano em questão de segundos!

Não se preocupe, vamos explorar mais estas variáveis no próximo Post! Inclusive, se você caiu de paraquedas aqui sem se inscrever nessa websérie ou não deseja perder por nada os próximos episódios, clique aqui ! Agora vamos retomar nosso texto...


Comunique-se e compartilhe visões específicas para cada público

Uma variedade de opções de exibição permite que você compartilhe atualizações com o nível certo de detalhes feito sob medida para seu público e mantenha todos na mesma página, mesmo que os planos evoluam. E como os planos estão abertos a todos na organização - para aqueles que utilizam o Portfolio - os membros individuais da equipe podem ver como seu trabalho se conecta a iniciativas maiores, enquanto a gerência pode ver quando o trabalho está previsto para ser entregue.


Hierarquia e Filtros

No Portfolio for Jira temos a opção de restringir a visibilidade das tarefas de um plano filtrando pela hierarquia das tarefas, começando pelo primeiro nível representado pela Iniciativa do projeto e podendo chegar até o último nível, que seriam as sub-tarefas.

Por padrão temos quatro níveis:

  • Iniciativa
  • Epic
  • Tarefas
  • Sub-tarefas

O Portfolio 3.0 nos possibilita criar níveis personalizados entre Iniciativa e Epic, porém, não permite alterar os níveis entre Epic e Sub-tarefas, pois essa é a hierarquia padrão do Jira Software - produto onde as atividades dos planos serão criadas após a aprovação do início de um projeto.

Do nível da Iniciativa até o Epic podemos definir um ou mais tipo de tarefa do Jira que podem ser selecionadas no respectivo nível e posteriormente criadas em um projeto do Jira Software, Jira Service Desk ou Jira Business.

Além da hierarquia, podemos usar o menu de filtros para restringir visibilidade a determinadas tarefas do plano. Este menu possui uma gama variada de opções, tais como:

  • Issue details - filtrar por chave de uma tarefa, uma palavra qualquer sobre o campo resumo das tarefas
  • Releases - filtrar pelas versões ou entregas de cada produto/projeto do Jira ou por versões cross-product/cross-project
  • Teams - filtrar apenas tarefas de um determinado time que faz parte do plano
  • Sprints - filtrar pelas Sprints em que as tarefas que compõem o plano estão associadas no Jira Software
  • Projects - filtrar pelos projetos/produtos do Jira Software, Service Desk ou
    Business
  • Issue types - filtrar pelos tipos de tarefas que compõem a base de tarefas que alimenta o plano do Portfolio
  • Components - filtrar por componentes dos projeto/produtos do Jira que compõem o plano
  • Labels - filtrar por labels que foram usadas para "tagear" determinadas tarefas
  • Dependencies - filtrar por tipos de dependências ou se tem ou não dependência configurada na plano do Portfolio
  • Statuses - filtrar pelos Status das tarefas do Jira que compõem o plano do Portfolio
  • Warnings - filtrar por avisos em tarefas que compõem o plano do Portfolio



Gerenciando Times em seu Plano

O Portfólio for Jira permite adicionar usuários do Jira como membros da equipe em seu plano. Para cada plano, você pode criar novas equipes, escolher o método de programação e atribuir tarefas as mesmas.

A exibição de equipes mostra a lista de equipes que foram adicionadas no plano. Nesta exibição, você pode executar as seguintes tarefas.


  1. Os detalhes de uma equipe, que incluem:

    1. a origem do problema associada à equipe que pode ser um quadro, projeto ou filtro;

    2. para equipes Scrum usando estimativas de ponto de história, a velocidade da Sprint e tamanho da Sprint;
    3. para equipes Scrum usando estimativas baseadas em tempo, a capacidade semanal e a duração da iteração;
    4. para as equipes Kanban, a capacidade semanal e as horas semanais da equipe (somente para as equipes Kanban);
    5. os membros da equipe;
    6. e se uma equipe é privada ou compartilhada (Em empresas que os times são compartilhados em múltiplos projetos e gerentes o recomendado é usar times globais compartilhados);
    7. Você também pode filtrar as tarefas de uma equipe para visualizar apenas as tarefas atribuídas à equipe específica em seu roadmap.
  2. Crie um novo time para o seu plano, onde você pode torná-lo um time privado ou um time compartilhado;

  3. Gerencie detalhes e configurações dos times compartilhados enquanto mantém seu plano e seus times associados no contexto.;
  4. Outras ações como editar, excluir e tornar a equipe compartilhada também são possíveis para uma equipe.

Gerenciamento de Releases

O Portfolio for Jira carrega dinamicamente suas tarefas do Jira Software em seu plano e sugere Releases com os quais você pode trabalhar. Os dados do plano estão sempre atualizados, permitindo que você acompanhe o andamento de seus Releases e, finalmente, permitindo determinar se esses Releases serão concluídos no prazo.

Perceba que o que nos referimos como Releases no Portfolio for Jira são atribuídos como Fix versions no Jira.

A visão de Release mostra a lista de lançamentos que existem em seu plano. Nesta exibição, você pode fazer as seguintes configurações:

  1. Visualize os cross-project releases que existem no plano. Você pode usar cross-project releases para agrupar versões, datas ou marcos relacionados em vários projetos/produtos individuais. Você também pode criar cross-project releases neste espaço. Mais detalhes sobre cross-project releases:
    1. O nome de cada cross-project releases e as releases de projeto que abrangem cada cross-project releases. Clique em project releases para visualizar as entregas.
    2. A data de início e a data de lançamento de cada cross-project releases
    3. O status (no prazo ou fora do prazo) e o progresso de cada lançamento entre projetos. Você pode passar o mouse sobre a barra de progresso(Progress (issue count)) para ver o número de issues agrupados por categoria de status.
  2. Visualize os project releases que existem no plano. Você pode criar versões de projeto nesta seção, bem como visualizar os mesmos detalhes exibidos na seção de cross-project releases.
  3. Realize mais ações para uma versão:

    1. Para um project release, você pode editar seus detalhes, removê-los do plano ou adicioná-los a um cross-project releases.
    2. Para um cross-project release, você pode editar seus detalhes, excluí-los ou alinhar as datas do lançamento dos projetos.
  4. Visualize as atividades de uma versão no roadmap do seu plano ou no Jira (apenas para release de projetos).

Conclusão

Passamos pelas principais funcionalidades da interface do Portfolio for Jira 3.0, nos ajudando a entender como podemos trabalhar no planejamento e controle de nossas iniciativas de projetos dentro de um portfólio de projetos de uma determinada organização.

No segundo post vamos ver características do algoritmo de schedule e como usar isso para criarmos cronogramas confiáveis em poucos segundos após termos as atividades. Além disso, veremos algumas informações preenchidas em um determinado plano do portfolio.

Além disso, tivemos nosso encontro online para mostrar tudo na prática. Para receber todo o conteúdo dos posts mais o webinário, basta clicar aqui!

Referências: Portfolio for Jira - Documentação de referencia Top 20 questions and answers about Portfolio 3.0 Teams In Space Demo


Gostou do post? Compartilhe e siga nossas Redes Sociais 


Posts